segunda-feira, 27 de julho de 2009

Córdoba, España


Nas margens do rio Guadalquivir existe uma cidade de origens cartaginesas e que toma o seu expoente máximo quando Abd al Rahman III faz de Córdoba a capital do seu califado.

Aqui, judeus e cristãos viveram entre muçulmanos o que faz desta cidade "rica", teologicamente falando:
  • O bairro da Judería, de ruas estreitas e empedradas que vão dar à sinagoga;
  • a Mezquita Catedral, com 850 colunas de mármore, granito e jaspe que foi evoluindo desde a sua construção e assumiu o poder do Islão na Península Ibérica;
  • o Alcázar de los Reyes Cristianos, um palácio-fortaleza com terraços de água, fontes e jardins e que foram "habitados" por reis católicos.
Não se deve deixar de visitar os pátios andaluz que são adornados com vasos de flores, azulejos do tipo múdejar, de ferro forjado dos portões, laranjeiras, limoeiros e de uma fonte central.
Frescos de Verão e iluminados no Inverno.

O especial desta cidade está na mistura destes monumentos de séculos e religiões diferentes que são realçados com gerânios coloridos que contrastam com a "brancura" das casas.

4 comentários:

ana disse...

cordoba, me gusta mucho cordoba...
e tambem gostei muito do teu blogg...escreves bem, falas bem, es lindaaa, es a minha pipoquitas:) e quando é que nos presenteias com a tua magnifica viagem ao senegal? estou a espera... parabens minha querida:) beijinho**

Kay disse...

Assim ainda dás-me mais vontade de ir :| muito bom :D

Um lugar que sonho ir mais cedo ou mais tarde, GOSTO!

Anónimo disse...

já me deixaste com vontade de ir a córdoba...vou continuar a viajar pelo blogue no futuro, e fazer juz ao slogan "vá para fora cá dentro"... enquanto o dinheiro não dá para mais.

fico à espera das novas paragens ;-)

boa viagem!

Joana

Fernanda disse...

Não disseste tudo sobre os teus queridos "hermanos". Vá lá, diz que têm "coisas e loisas" bonitas e interessantes para se ver, mas a "simpatia e as suas gentes" têm que se lhe diga .....