sexta-feira, 24 de julho de 2009

Piazza della Signoria, Firenze


O encanto desta praça, que outrora fora o centro da vida política e social de Florença, reside não "só" na cópia da famosa estátua de Miguel Ângelo como em toda a sua envolvente.


A loggia decorada com estátuas de imperadores romanos e com a estátua de bronze de Perseu; a fachada principal do Palazzo Vechio e a Fontana di Nettuno que fazem o contraste com as "traseiras" do Museu Uffizi, não são razões suficientes para desviar a atenção de "O Rapto das Sabinas" de Giambologna.


Esta peça de 4m, esculpida num só bloco de mármore defeituoso fez recair toda a minha atenção. Não só pela sua imponência e pela sua história mas também pelos detalhes que fazem com que este grupo de figuras tome um perfil sinusoidal e que pode ser visto em vários ângulos, em qualquer posição.

Talvez tenha sido esta "espiralidade" que me levou a fotografar e "andar á volta" desta estátua algum tempo.

"Il Rinascimento è nato qui!"

3 comentários:

Anónimo disse...

"Labella Italia"....Muito bom trabalho! És a maior...Quero sentir nas tuas palavras o poder do Senegal! sem pressas....despacha-te!

beijo

Sofia disse...

Olá!!!
Tal como prometi aqui estou eu a comentar o teu blog. Ao ver esta foto fico com vontade de conheçer Itália... será este ano ainda... não sei... quem sabe!!!
Continua com o bom trabalho que aqui estás a desenvolver.

Jinhos da Sofia

Rita Barrela disse...

Itália... q sonho!!! não ponhas mais imagens destas q eu ja tou na falencia e ainda m mostram disto eu perco a cabexa!!