segunda-feira, 17 de agosto de 2009

La crociera a Venezia


É imprescindível uma viagem de vaporetto pelas águas que circulam á volta e por dentro de Veneza. A sua beleza vem desde o séc.X, quando se tornou numa importante província bizantina e que ficou ainda mais agradável com a construção da Basilica di San Marco.

A riqueza desta cidade está na sua arquitectura que vai desde igrejas, palazzos, pontes a fachadas que são distintas de várias épocas artisticas.

Na verdade, quando aqui cheguei, não tinha uma expectativa muito alta; pois para além de ser uma cidade reconhecida pelo seu romantismo e turismo, a ideia que me transmitiram era a de "mal-cheirosa", o que não se verificou.

Deambular pela Praça de S.Marcos (e ver a basílica), andar pelas ruas com montras de griffes famosas, passear de gôndola pelos canais, visitar um ou dois musues e ao fim do dia sentar-se numa esplanada a comer uma pizza, parece-me um dia em cheio. Mas um dia não basta. E à noite, com os edifícios iluminados, a cidade ainda ganha mais charme e dá vontade de reencarnar um pintor famoso.

Não reencarnei num artista, mas de Veneza trouxe a imagem de uma máscara carnavalesca e uma classificação máxima de todas as cidades que já visitei. Uma das eleitas.


(O sentimento que tive quando avistei Veneza pela primeira vez foi a de me fazer lembrar Constantinopla. Afinal, tinha tudo "a ver".)

3 comentários:

Sofia disse...

Olá!!!
Novamente Itália no teu blog, sem dúvida andas mesmo a dar-me ideias!
Que roteiro fantástico que traças-te aqui para um dia bem passado, gostei das sugestões.

Beijinhos e porta-te bem.

Anónimo disse...

Itália Itália praça de são marcus, veneza, florencia, torre de pizza. Veneza o seu encanto,indentifico como cidade romantica,mas florencia a cidade mais bonita (minha opinião)..

Nunão disse...

Ah Veneza! foi das primeiras cidades que visitei! só por este facto adorei a cidade, mas juntando ao facto que realmente é muito bonita e completamente atipica: as estradas são os canais de água! ainda me lembro de passar pela ponte della Libertá e observar as montanhas lá no fundo e o porto cheio de grandes cruzeiros...Venezia é um dos principais portos do Adriático! e foi mesmo daí que parti rumo ao meu sonho, a Grécia!
E agora só a titulo de curiosidade, na foto que expuseste aparece a torre de Veneza, que tb as há na praça de Espanya em Barcelona, cidade que me acolheu no meu Erasmus!