segunda-feira, 17 de agosto de 2009

La crociera a Venezia


É imprescindível uma viagem de vaporetto pelas águas que circulam á volta e por dentro de Veneza. A sua beleza vem desde o séc.X, quando se tornou numa importante província bizantina e que ficou ainda mais agradável com a construção da Basilica di San Marco.

A riqueza desta cidade está na sua arquitectura que vai desde igrejas, palazzos, pontes a fachadas que são distintas de várias épocas artisticas.

Na verdade, quando aqui cheguei, não tinha uma expectativa muito alta; pois para além de ser uma cidade reconhecida pelo seu romantismo e turismo, a ideia que me transmitiram era a de "mal-cheirosa", o que não se verificou.

Deambular pela Praça de S.Marcos (e ver a basílica), andar pelas ruas com montras de griffes famosas, passear de gôndola pelos canais, visitar um ou dois musues e ao fim do dia sentar-se numa esplanada a comer uma pizza, parece-me um dia em cheio. Mas um dia não basta. E à noite, com os edifícios iluminados, a cidade ainda ganha mais charme e dá vontade de reencarnar um pintor famoso.

Não reencarnei num artista, mas de Veneza trouxe a imagem de uma máscara carnavalesca e uma classificação máxima de todas as cidades que já visitei. Uma das eleitas.


(O sentimento que tive quando avistei Veneza pela primeira vez foi a de me fazer lembrar Constantinopla. Afinal, tinha tudo "a ver".)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ürgüp,Türkiye

Engane-se quem pense que as paisagens são o principal causador que faz um destino turístico; não seria possível admirar a paisagem "lunar" da Capadócia - interior da Turquia, senão fosse o contacto com o seu povo - a sua simpatia e amabilidade, assim como o seu cheiro, a gastronomia, a música...

Lembro-me de ter comprado um lenço (a minha pequena obsessão) a esta senhora com o seu filho, quando fizemos uma paragem no meio de kms e kms entre chaminés-de-fada. Ensinou-me como se punha o lenço, ofereceu-me um chá para beber e ainda, tirou sem qualquer receio uma foto comigo.
Talvez haja quem não entenda, mas este lugar tem qualquer coisa de especial. Seja eu numa vida passada um comerciante paquistanês ou um turco vendedor de tapetes na Anatólia, não esqueço esta viagem com sabor a fıstık .
Görüşürüz *